A fisioterapia pélvica é essencial para recuperar a continência urinária após a prostatectomia.
- Dr. Bruno Benigno
- 7 de dez. de 2022
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2023
Pesquisas recentes têm mostrado que o início da terapia precoce após a prostatectomia radical é benéfico para a recuperação da continência urinária. Além disso, a cirurgia robótica também auxilia no processo de recuperação
Fisioterapia pélvica é essencial antes e após a prostatectomia radical para auxiliar na recuperação da continência urinária.
No entanto, há dúvidas sobre quando iniciar a fisioterapia pélvica em homens e se o início precoce favorece uma recuperação mais rápida.
A fisioterapia pélvica é um tratamento importante para auxiliar na recuperação da continência urinária após a prostatectomia radical. No entanto, não existem diretrizes claras sobre quando iniciar este tratamento.
Uma nova pesquisa publicada na revista European Urology sugere que o início precoce da fisioterapia pélvica em homens favorece uma recuperação mais rápida da continência urinária após a prostatectomia radical. Além disso, esta pesquisa também constatou que a cirurgia robótica auxilia na recuperação da continência urinária.
Neste vídeo o especialista no tratamento do câncer de próstata, Dr. Bruno Benigno, Urologista e oncologista, CRM SP 126265, explica em detalhes o papel da fisioterapia pélvica nos homens que lutam contra a doença.
Comments