• rp84040

Outubro rosa | Cuidados da saúde feminina no mês de conscientização e combate do câncer de mama

Atualizado: 11 de jan. de 2023

O câncer de mama é uma das principais doenças que afetam as mulheres em todo o mundo. Essa condição atinge mais de 2 milhões de pessoas e representa cerca de 25% de todos os casos de câncer. No Brasil, a neoplasia mamária, atinge certa 66 mil mulheres ao ano e é a 1° causa de morte por câncer entre o sexo feminino no país.

Mulheres a partir dos 40 anos de idade, histórico de hereditariedade da doença, início de menopausa seguido de quedas hormonais e distúrbios metabólicos, devem realizar o rastreamento periodicamente. Alguns exames e procedimentos auxiliam no diagnóstico precoce da doença, como:

• Autoexame;

• Mamografia;

• Ultrassom;

• Biópsia.

Em sua fase inicial, o câncer de mama não apresenta sintomas e atua de maneira silenciosa, o que pode vir a ser considerado, são os sinais de alerta que o próprio corpo apresenta, como:

• Pequenos nódulos palpáveis nas mamas, axilas e pescoço;

• Aumento da mama e seu endurecimento;

• Vermelhidão e calor excessivo na região;

• Secreções pelo mamilo.

Apesar de ser um câncer, as chances de cura referente a diagnósticos precoces e tratamentos personalizados são bastante significativas, chegando a 95%. Cada caso possui uma forma individualizada de tratamento, alguns deles são:

• Cirurgia e radioterapia;

• Quimioterapia;

• Hormonioterapia;

• Terapia biológica.

Atingir um relevante número de mulheres que realizam seus exames anualmente é de extrema influência para a prevenção e cuidado.

Procure um médico especializado e não deixe sua saúde esperando.

Escrito por: Maria Clara Costa | Assessoria de Imprensa do Dr. Bruno Benigno | CRM SP - 126265

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet