O câncer de mama é uma das principais doenças que afetam as mulheres em todo o mundo. Essa condição atinge mais de 2 milhões de pessoas e representa cerca de 25% de todos os casos de câncer. No Brasil, a neoplasia mamária, atinge certa 66 mil mulheres ao ano e é a 1° causa de morte por câncer entre o sexo feminino no país.
Mulheres a partir dos 40 anos de idade, histórico de hereditariedade da doença, início de menopausa seguido de quedas hormonais e distúrbios metabólicos, devem realizar o rastreamento periodicamente. Alguns exames e procedimentos auxiliam no diagnóstico precoce da doença, como:
Autoexame;
Mamografia;
Ultrassom;
Biópsia.
Em sua fase inicial, o câncer de mama não apresenta sintomas e atua de maneira silenciosa, o que pode vir a ser considerado, são os sinais de alerta que o próprio corpo apresenta, como:
Pequenos nódulos palpáveis nas mamas, axilas e pescoço;
Aumento da mama e seu endurecimento;
Vermelhidão e calor excessivo na região;
Secreções pelo mamilo.
Apesar de ser um câncer, as chances de cura referente a diagnósticos precoces e tratamentos personalizados são bastante significativas, chegando a 95%. Cada caso possui uma forma individualizada de tratamento, alguns deles são:
Cirurgia e radioterapia;
Quimioterapia;
Hormonioterapia;
Terapia biológica.
Atingir um relevante número de mulheres que realizam seus exames anualmente é de extrema influência para a prevenção e cuidado.
Procure um médico especializado e não deixe sua saúde esperando.
Escrito por: Maria Clara Costa | Assessoria de Imprensa do Dr. Bruno Benigno | CRM SP - 126265
Comments