top of page

Recuperação após a prostatectomia. O que esperar?



Cirurgia com auxílio  de braços robóticos. Dr. Bruno Benigno no campo de cirurgia
Prostatectomia radical robótica


A prostatectomia radical é a cirurgia necessária para o tratamento de boa parte dos homens com câncer de próstata. Consiste na remoção completa da próstata, vesículas seminais e remoção de linfonodos (ou gânglios) ao redor do órgão.


Existem basicamente quatro modalidades de cirurgia:

  1. Prostatectomia perineal - técnica que remove a próstata através de uma incisão única na região entre a bolsa escrotal e o ânus. Não é capaz de remover os linfonodos e é muito pouco utilizada no mundo

  2. Prostatectomia aberta - técnica que remove a próstata através de uma incisão única que vai do umbigo até o púbis. Tem excelentes resultados quando realizada por cirurgião com grande experiência mas confere uma recuperação mais lenta da continência urinária e potência sexual, quando comparada às técnicas por vídeo e robótica.

  3. Prostatectomia por vídeo ou Laparoscópica - técnica que remove a próstata, vesículas seminais e gânglios, através de 4 a 5 pequenos orifícios no abdome, por onde uma câmera e finas pinças são utilizadas para a execução. Favorecem uma visão ampliada do campo de cirurgia, menor sangramento e recuperação precoce às atividades.

  4. Prostatectomia robótica - técnica semelhante à laparoscópica mas que utiliza um sistema de braços robóticos de alta precisão, acoplados às pinças cirúrgicas que aumentam a amplitude de movimentação da mão humana. Os movimentos são totalmente controlados pelo cirurgião, através de um console instalado na sala de operação. O sistema oferece visão tridimensional, favorecendo menor sangramento, menor manipulação dos tecidos, menor dor no pós operatório e menor tempos de internação hospitalar. Veja o vídeo aqui


A recuperação:

  • Tempo de internação médio: 1 a 3 dias. Sendo mais curta nos casos operados por vídeo ou robótica

  • Retorno às atividades leves: 7 a 10 dias

  • Retorno às atividades moderada (dirigir, caminhadas e exercícios leves): após 21 dias

  • Atividades intensas: 90 dias

  • Retorno da continência urinária: de 3 a 8 meses

  • Retorno da potência sexual: de 6 a 12 meses

Independente da técnica utilizada, é necessário a utilização de uma sonda de silicone maleável instalada na uretra. A sonda é retirada de 7 a 10 dias após a cirurgia e é um procedimento indolor feito no próprio consultório médico.


Em alguns casos, pode ser necessário a utilização de um dreno de silicone de aspiração, para evitar o acúmulo de secreções abdominais.


Após a retirada da sonda na uretra, seu urologista iniciará medicações orais para acelerar a recuperação da potência sexual. Além disso, sessões de fisioterapia pélvica podem tornar a recuperação da continência urinária mais breve.

Após 30 dias da cirurgia, você será orientado a fazer uma nova coleta sanguínea do PSA. Este resultado é importante e será avaliado em conjunto com a análise completa da próstata que foi removida.


Quando o PSA atinge níveis menores que 0,2 ng/dl e a análise microscópica da próstata confirmam não haver resíduos da doença no organismo, seu tratamento estará completo.


Em casos onde o PSA segue alterado e a análise da próstata removida deixam dúvidas quanto à erradicação completa da doença, a complementação do tratamento com radioterapia pode ser necessária.

A quimioterapia não faz parte das ferramentas de tratamento nos casos de doença localizada e sem sinais de metástases.


Informação de qualidade e o entendimento de todas as etapas do tratamento são fundamentais para que você possa passar de forma segura por um momento tão difícil quanto este.

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe ou acesse:



1.604 visualizações1 comentário

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Soizajose Fon
Soizajose Fon
Dec 17, 2022

Boa noite sou paciente no hospital Jesus zerbini (hospital brigadeiro), tenho cirurgia agendada para dia 22 de dezembro de 2022, tenho diabete tipo 2 controlada, pressão alta controlada, colesterol e triglicerides , fiz biopsia a uns 5 anos atrás e deu tudo normal mas como minha próstata tá muito grandebos médicos resolveram operar, espero sue de tudo

Like
bottom of page